Quem somos

O Distrito 4621 resulta da união de dois distritos rotários: 4620 e 4310. A união destes dois distritos, potencializou a expertise e experiência dos dirigentes, gerando em uma gestão coesa e muito habilitada para aprimorar o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, de forma seria e comprometida.

NOSSA VISÃO

Ser um programa de excelência, reconhecido pelos jovens, famílias, clubes, comunidades e distritos parceiros.

NOSSA MISSÃO

Oferecer aos jovens selecionados, com potencial de liderança, a possibilidade de desenvolver as suas competências para o exercício da cidadania plena, promovendo a paz, a compreensão e a boa vontade entre os povos.

NOSSOS VALORES :

Integridade

Estamos comprometidos com a transparência em tudo o que falamos e fazemos. Esperamos o mesmo de todos que se associem ao PIJ sejam eles  candidatos, famílias, clubes, membros e distritos parceiros. Somos fiéis a altos padrões de ética em todos os aspectos de nossas vidas privadas e profissionais. Somos justos e respeitosos em nossos relacionamentos, sempre dedicados à proteção dos jovens que nos foram confiados.

Comprometimento  (Afetivo e Efetivo)

O PIJ do D4620 quer assegurar, aos jovens que dele participam, todo o suporte material e emocional, necessários para que o programa atenda seus objetivos. Para tanto, seus membros tem que entender, e aceitar, que este é um programa que exige comprometimento “gerencial” e “emocional”, que proporcionem aos jovens a segurança, o carinho e atenção que necessitam, durante sua preparação e experiência de estadia no exterior.

Pluralidade e Diversidade

Cremos que a participação de jovens no PIJ do D4620 deve refletir a composição da comunidade na qual nos inserimos, sem qualquer restrição de qualquer natureza. E a experiência proporcionada pelo PIJ independe do destino escolhido. Esta verdade tem que ser aceita por todos aqueles que atuam no programa devendo ser especialmente disseminada entre nossos candidatos, afim de que não criemos barreiras baseadas em pré-conceitos e discriminações.

Sustentabilidade

Nosso crescimento deve ser paulatino e seguro. Nossa prioridade sempre será o “melhor” antes do “maior”

Inovação

Em um programa caracterizado por longas distâncias, as novas tecnologias, principalmente de comunicação, devem ser utilizadas sempre que possível e de forma responsável. Exageros, que tendem a ocorrer entre intercambistas e famílias, devem ser monitorados e controlados, a fim de não desvirtuar os objetivos a que se propõe o PIJ.

Companheirismo

O trabalho do programa de intercâmbio envolve bastante dedicação e empenho de todos os envolvidos: jovens, famílias, oficiais de intercâmbio, conselheiros, voluntários e o próprio comitê. Criar um ambiente saudável de convívio e uma convivência prazerosa é fundamental para garantir o sucesso.

Segurança

A integridade do jovem participante é a maior preocupação do Rotary International e compartilhamos desta prioridade. Todos (famílias, companheiros de Rotary Club e voluntários) devem estar atentos a qualquer situação que venha a colocar em risco a segurança dos jovens (assedio e abuso sexual, risco de saúde e acidentes, bulling, etc) e, caso percebam, devem imediatamente tirar o jovem desta situação e avisar ao Comitê.

Resiliência

Superar as situações de dificuldade com a maior brevidade e eficiência possível é uma pratica que todos os envolvidos no programa devem exercitar sempre.