Informativo – Curta Duração

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS DO ROTARY – DISTRITO 4621

REF: PROGRAMA DE CURTA DURAÇÃO:

Prezado Candidato,

Ficamos felizes pelo seu interesse em nosso programa de intercâmbio.

Gostaríamos de salientar que o Programa de Intercâmbio de Jovens (de curta duração – 4 a 6 semanas) vai muito além de um programa de turismo ou de férias. Nosso objetivo é oferecer aos jovens a oportunidade de desenvolver seus potenciais de liderança como um representante (de nosso país, de nosso distrito rotário, de sua escola e sua comunidade) em um país estrangeiro como Jovem Embaixador do Rotary.

Este programa é reconhecido pelo Rotary International (www.rotary.org): uma organização formada, há mais de cem anos, por pessoas de todos os continentes (cerca de 1,2 milhões de associados), de diversas culturas e áreas de atuação, que trabalham voluntariamente em prol de comunidades do mundo inteiro.

Dentre as prioridades em que o Rotary International atua, a Promoção da Paz e Compreensão Entre as Nações é uma delas. O Programa de Intercâmbio de Jovens vem fomentar este trabalho. A cada ano, cerca de 8500 jovens deixam seus países para viverem, de forma profunda, em uma nova cultura. Não há melhor maneira de aprender a respeitar e compreender outra cultura.

Nossos jovens intercambistas são hospedados por famílias voluntárias, que assumem a responsabilidade de hospedagem por acreditarem nos ideais do Programa de Intercâmbio do Rotary. Estas famílias abrem as portas de suas casas e de seus corações para os Jovens Embaixadores do Rotary. Fortes laços costumam ser atados entre os jovens e suas novas famílias; elos são criados entre as nações, muitas vezes, permanentemente.

Assim, como as famílias, todas as pessoas que dedicam seu tempo para fazer este programa acontecer, o fazem de forma voluntária. Acreditamos que, através do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, estamos semeando um aprimoramento na formação dos futuros líderes de nossa planeta. Esses jovens intercambistas (líderes natos e aprimorados com a vivência no exterior), em breve, ocuparão cargos de comando em empresas, industrias e orgãos governamentais. Desejamos e trabalhamos para que estes líderes tenham, como parte de sua formação, os ideais do Rotary – Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Nosso programa consiste de um longo período de engajamento:

1. 1-  Pré-Inscrições (ou até completarem 20 inscritos).
  2. 2-  Processo Seletivo e Termo de Compromisso
  3. 3-  Entrega do Application Form
  4. 4-  Treinamentos
    • –  Como receber o jovem estrangeiro
    • –  Providências para minha viagem
  5. 5-  Recepção e hospedagem do jovem estrangeiro
  6. 6-  Experiência internacional, vivência no exterior

Todo jovem participante terá, como suporte, durante todo este período, um Rotary Club Patrocinador (aqui no Brasil) e um Rotary Club Anfitrião (no exterior). O Rotary Club, através de seu representante – o Oficial de Intercâmbio, irá designar um Conselheiro que irá acompanhar o processo do jovem durante todo o período. Tudo isto, coordenado por um Comitê, responsável pelo desenvolvimento das parcerias internacionais, treinamento dos voluntários, das famílias e dos jovens. Portanto, durante todo o período de intercâmbio, o jovem será amparado (afetiva e efetivamente) por muitos rotarianos.

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, pensando em fomentar a Paz e a Compreensão Mundial, estabeleceu a reciprocidade. Ou seja, para cada jovem brasileiro (outbound) que sai do país, recebemos um jovem estrangeiro (inbound). A família patrocinadora (pais naturais) do jovem brasileiro fica diretamente responsável pelo jovem estrangeiro que vem na contra partida de seu filho.

Desta forma, as famílias acabam também por participar de uma intensa experiência de internacionalização. Ao receber um jovem estrangeiro, dentre inúmeras outras vantagens, recebe-se também muita informação cultural.

Por ser gerido desta forma – com reciprocidade de hospedagem (um jovem vai e outro vem) e por ser administrado por voluntários, o custo de gestão do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary torna-se bastante acessível (ao final segue estimativa). Este custo é de total responsabilidade da família natural ou dos tutores legais do candidato ao intercâmbio, sendo que algumas taxas podem ser parceladas – distribuindo o custo durante o processo, aliviando o desembolso no valor total.

O Rotary International tem grande preocupação em salvaguardar a segurança e bem estar dos jovens que participam do programa. Por isto, é imprescindível que jovens, pais naturais (ou tutores legais), famílias anfitriãs, rotarianos e voluntários estejam cientes e respeitem as regras do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary e do Distrito 4621 (veja o Guia do Estudante: http://rotaryintercambios.com.br/index.php/downloads/).

Participar de um Programa de Intercâmbio é um ato de coragem, uma demonstração de liderança pessoal. Desejamos que este seja o seu caso e que você tenha grande sucesso nesta jornada.

Caso esteja de acordo com as Regras; procure um Oficial de Intercâmbio no Rotary Club próximo de sua residência e inscreva-se, conforme as indicações na Ficha de Inscrição.

Boa sorte!!
Comitê do Programa de Intercâmbio de Jovens Rotary International – Distrito 4621

Boa sorte!!

Comitê do Programa de Intercâmbio de Jovens