Informativo – Longa Duração

Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary de LONGA DURAÇÃO

Prezado Candidato,

Ficamos felizes pelo seu interesse no programa de intercâmbio. Aqui você irá encontrar informações sobre o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary – Distrito 4621 e o Edital para Inscrições. Leia atentamente e não hesite em contatar-nos caso tenha alguma dúvida.

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary é único e vai muito além de um programa de aprendizado de idiomas. O nosso objetivo principal é identificar jovens com alto grau de liderança, oferecer ferramentas para aprimoramento de suas potencialidades e torná-lo um representante (de nosso país, de nosso distrito rotário, de sua escola e sua comunidade) em um país estrangeiro como Jovem Embaixador do Rotary.

Este programa é reconhecido pelo Rotary International: uma organização formada, há mais de cem anos, por pessoas de todos os continentes (cerca de 1,2 milhões de associados), de diversas culturas e áreas de atuação, que trabalham voluntariamente em prol de comunidades do mundo inteiro.

Dentre as prioridades em que o Rotary International atua, a Promoção da Paz e Compreensão Entre as Nações é uma delas. O Programa de Intercâmbio de Jovens vem fomentar este trabalho. A cada ano, cerca de 8500 jovens deixam seus países para viverem, de forma profunda, em uma nova cultura. Não há melhor maneira de aprender a respeitar e compreender outra cultura.

Nossos jovens intercambistas são hospedados por famílias voluntárias, que assumem esta responsabilidade por acreditarem nos ideais do Programa de Intercâmbio do Rotary. Estas famílias abrem as portas de suas casas e de seus corações para os Jovens Embaixadores do Rotary. Fortes laços costumam ser atados entre os jovens e suas novas famílias; permanentes elos, muitas vezes, são criados entre suas nações.

Assim, como as famílias, todas as pessoas que dedicam seu tempo para fazer este programa acontecer, o fazem de forma voluntária. Acreditamos que, através do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, estamos semeando a formação dos futuros líderes de nosso planeta. Esses jovens intercambistas, líderes em potencial, aprimorados com a vivência no exterior, em breve, ocuparão cargos de comando em empresas, indústrias e órgãos governamentais. Desejamos e trabalhamos para que estes futuros líderes tenham, como parte de sua formação, os ideais do Rotary – Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

O Distrito 4621 do Rotary International oferece 2 tipos de intercâmbios:

– Longa Duração – cerca de 12 meses no exterior

– Curta Duração – de 4 a 6 semanas no exterior

Este material refere-se essencialmente ao Programa de Intercâmbio de Jovens de Longa Duração – que consiste de 3 anos de engajamento e comprometimento: inscrição, processo de seleção e treinamento (primeiro ano); a experiência internacional, através da vivência no exterior (segundo ano) e o retorno, quando estes jovens passam a ajudar a nova turma de candidatos (terceiro ano).

Todo jovem participante terá, como suporte, durante este período, um Rotary Club Patrocinador (aqui no Brasil) e um Rotary Club Anfitrião (no exterior).

O Rotary Club, através de seu representante – o Oficial de Intercâmbio, irá designar um Conselheiro que acompanhará o processo do jovem durante o intercâmbio. Tudo isto, coordenado por um Comitê, responsável pelo desenvolvimento das parcerias internacionais e pelo treinamento e orientação dos voluntários, das famílias e dos jovens. Portanto, em seu intercâmbio, o jovem será amparado (afetiva e efetivamente) por muitos rotarianos.

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, pensando em fomentar a Paz e a Compreensão Mundial, estabeleceu a reciprocidade. Ou seja, para cada jovem brasileiro (outbound) que sai do país, recebemos um jovem estrangeiro (inbound). A família patrocinadora (pais naturais ou responsáveis legais) do jovem brasileiro fica diretamente responsável pelo jovem estrangeiro que vem na contrapartida de seu filho.

Desta forma, as famílias acabam por também participar de uma intensa experiência de internacionalização. Ao receber um jovem estrangeiro, dentre inúmeras outras vantagens, recebe-se também muita informação cultural.

Por ser gerido desta forma – com reciprocidade de hospedagem (um jovem vai e outro vem) e por ser administrado por voluntários e sem fins lucrativos, o custo de gestão do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary torna-se bastante acessível. Este custo é de total responsabilidade da família natural ou dos tutores legais do candidato ao intercâmbio. As taxas administrativas podem ser parceladas – distribuindo o custo durante o processo, aliviando o desembolso no valor total. No Edital do Programa de Intercâmbio do Rotary International – Distrito 4621 são informadas as estimativas de custos.
O Rotary International tem grande preocupação em salvaguardar a segurança e bem-estar dos jovens que participam do programa. Por isto, é imprescindível que jovens, pais naturais (ou tutores legais), famílias anfitriãs, rotarianos e voluntários estejam cientes e respeitem as regras do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary e do Distrito 4621.

Participar de um Programa de Intercâmbio é um ato de coragem, uma demonstração de liderança pessoal. Desejamos que este seja o seu caso e que você tenha grande sucesso nesta jornada.

Caso esteja de acordo com as normas do Edital e do Manual de Intercâmbio, procure um Oficial de Intercâmbio no Rotary Club próximo de sua residência e inscreva-se, conforme as indicações na Ficha de Inscrição . Boa sorte!!