Perguntas Frequentes – Curta Duração

– Qual o período de inscrição?

O Short Term Exchange Program – STEP – (Programa de Curta Duração) está sempre aberto aos interessados que reúnam as exigências do intercâmbio, a partir da idade de 16 anos. O limite de idade máxima vai depender do tipo de intercâmbio e do Distrito anfitrião. O programa tem duração a partir de 2 semanas, raramente ultrapassando 45 dias (a duração e período do intercâmbio pode ser negociado entre as famílias anfitriãs).

– As taxas são as mesmas do de longa duração?

Para os programas do tipo ‘summer camp’ ou de turismo cultural, não há cobrança de taxas pelo Distrito 4500. Dependendo do Distrito anfitrião, é cobrada uma taxa variável, de acordo com o programa. Para o intercâmbio família-família (com reciprocidade, ou seja, um intercambista vai e outro vem), é cobrada uma taxa de U$: 500,00 (quinhentos dólares) quando o intercâmbio está confirmado e o Distrito 4500 recebe o Guarantee Form. No Distrito 4500 não há cobrança de taxa de inscrição de intercambistas interessados no STEP.

– Os intercambistas recebem alguma mesada ou precisam levar dinheiro para o custeio nesse curto período? E os que vêm para o Distrito 4500 recebem mesada?

No STEP as despesas de custeio (passagem, seguro) são integralmente de responsabilidade do intercambista. A hospedagem, alimentação e transporte local são providos pela família anfitriã. As despesas do dia a dia “pocket money” devem ser providenciadas pelo intercambista, ou seja, não há mesada. Importante lembrar a despesa com o seguro, que deve ser providenciado pelo intercambista.

– Quem procura o País ou Distrito para realizar o intercâmbio?

O STEP e diferente do programa de longa duração, porque não tem um número de vagas, nem países pré-definidos. Todo o trabalho é proveniente de contatos com os Chairmen dos Distritos, por e-mail, mas também há os encontros entre Chairmen, ocasião em que se oferece/procura vagas para o intercâmbio.

– As regras do intercâmbio de curta são as mesmas do de longa duração?

As regras de intercâmbio são as mesmas. Mas não tão rígidas como no de longa, porque o candidato muitas vezes já é maior de idade. Nestes casos, ele indica no formulário que bebe e fuma socialmente, por exemplo, e isto não prejudica na maioria dos casos (dependendo do país anfitrião) sua condição para submissão à vaga.

COMO SE INSCREVER?

Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser indicados por um Rotary Club ou distrito rotário local. Rotary Clubs estão presentes em mais de 200 países e áreas geográficas e este tipo de intercâmbio é realizado em praticamente todos eles. Para encontrar o Rotary Club mais próximo em sua cidade, use a ferramenta Localizar Rotary Clubs no site www.rotary.org/pt.